Projeto 21 - parte I - o Benjamim


Como Mãe, não consegui ficar indiferente à indiferença com que tantos casos de trissomia 21 são encarados, com a falta de informação, de apoio, de divulgação. Conheci este caso na televisão, sem qualquer mediatismo e pouco espaço para intromissão. Quis o destino que me viesse a cruzar pessoalmente com eles, e a sua história, tão semelhante à de muitos outros casais, começa aqui:


O que diriam a outros recém-pais de crianças com trissomia 21?

Contaríamos a mesma história que nos contaram no início desta viagem.

"Ter um filho com trissomia 21 é como planear uma fabulosa viagem de férias a Itália! 

Compramos montes de guias, fazemos planos maravilhosos: o Coliseu., as gôndolas de Veneza. Aprendemos algumas frases simples em italiano. É tudo muito excitante.
Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia. Arrumamos as malas e embarcamos. Algumas horas depois aterramos. O comissário de bordo chega e diz: - "Bem-vindos à HOLANDA !"
"HOLANDA!?! " - "O que quer dizer com Holanda?? Eu escolhi Itália! Eu devia ter chegado a Itália. Toda a minha vida eu sonhei conhecer Itália".

Mas houve uma mudança no voo. Aterrámos na Holanda e é lá que vamos ficar!

A coisa mais importante é que não chegámos a um lugar horrível e desagradável. É apenas um lugar diferente. Logo, temos que sair e comprar novos guias. Aprender uma nova língua. É apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que Itália. Mas, após alguns minutos, podemos respirar fundo e olhar ao redor... e começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrandts e Van Goghs.

Todas as pessoas que conhecemos estão ocupadas indo e vindo de Itália... e estão sempre a comentar sobre o tempo maravilhoso que passaram lá. 

E toda a nossa vida nós diremos: "Sim, lá era onde eu deveria estar. Era tudo o que tínhamos planeado." E a dor que isso causa nunca, nunca irá embora... porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa.


Porém... se passarmos a vida toda remoendo o facto de não termos chegado a Itália, nunca estaremos livres para apreciar as coisas belas e muito especiais... sobre a Holanda.

[texto de Emily Perl Knisley]
citado por Pais do Benjamim



Este é o Benjamim, tem trissomia 21, mas eu diria que ele é um miúdo igualmente comum. Ele não é assim tão diferente, nasceu com a missão de marcar a diferença. é tão perfeito quanto o vemos e tão único quanto sabemos. Trouxe com ele desafios para os seus pais e uma garra interminável para apaixonar os demais. 


Com tantos "Benjamins" por esse Mundo fora, ele vai mostrar-nos que o amor não marca dia nem hora. Ele não é só mais um, com um cromossoma a mais, ele é tão especial, que vos vai fazer querer saber mais...



Este é o Benjamim, tem agora 18 meses, e a história dele vai certamente morar em vocês como já mora em mim...

Todo o registo fotográfico pertence aos incríveis fotógrafos Dois é par fotografia 📸

Comentários

  1. A todos os "Benjamins" (mas a este em especial, porque sou uma madrinha babada), um xi-coração e um obrigada por nos ajudarem a viver de outra forma, a aprender, a evoluir e a sorrir constantemente! Aos pais e a outras pessoas que os acompanham, muita luz, ontem, hoje e amanhã!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário