Mãe, não justifiques o cansaço a ninguém!

Se és Mãe, não justifiques o teu cansaço a ninguém!
Não importa se tens as migalhas sacudidas para debaixo do tapete. Se o cesto da roupa está prestes a transbordar. Nem tão pouco se o pó do chão já quase dá para enfrascar.
Estás cansada e hoje não te apetece. Esquece as casas de revista, porque a tua, é uma casa de família. Deixa que as almofadas destoem do sofá. Não importa, quando já nem tu te deitas lá! Podes ficar aborrecida sim. Dizer que estás farta e que te sentes incompreendida. Tens razão, poucos poderão entender o sacrifício que existe na tua vida. Se quiseres sair á rua bem vestida, cheirosa e maquilhada, sai! Se quiseres ir com o mesmo fato de treino de ontem, sai também! Não há nada de errado nisso. Nem mesmo quando te perguntam que raio andas tu a fazer. Que cara de enjoada é essa. Porque deixaste de ir ao ginásio. Ou se te vêm sem filhos ao colo, é garantidamente porque andas só a passear! Coitados, não estavam lá quando te levantaste dez vezes durante a noite. Nem quando pisaste um lego e mordeste a língua para não disparatar. Muito menos quando o dia te correu mal e ninguém te abraçou nem tentou perceber a razão. Deixa que te questionem mil vezes sobre as tuas apostas cheias de incertezas e a culpa das birras do teu filho. As pessoas tendem a enfiar escovas de piaçába e dónutes abertos no mesmo saco. Não vale a pena tentar explicar-lhes. Ri á gargalhada quando te apetecer, chora quando tiver que ser. Quem não está ao teu lado a todas as horas, nunca saberá o que realmente acontece nos teus dias.
Mesmo quando tudo corre maravilhosamente bem, não percas tempo a tentar explicar. Aos amigos, aos conhecidos, á família, a quem te perguntar. O cansaço de uma Mãe de verdade, não é algo que devas sequer justificar.

Comentários

  1. Olá Inês,
    Tal como tu, sou uma Mãe de 26 anos. E sabes que mais? Parece que este texto foi escrito propositadamente p/ mim. Revejo-me em cada palavra tua.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Claudia. E é maravilhoso sermos estas Mães "novas e que nada sabem" , mas que na verdade são as que melhor retratam a realidade. ♥️

      Eliminar
  2. Força Inês... Adorei a expressão do piaçaba. Tenho de admitir que esforço-me diariamente para não ser pessimista e para aceitar as decisões dos outros sobre as suas vidas... Mas continua a dar-me um certo asco aquelas pessoas que sei que não gostam de mim e criticam as minhas decisões... Incrível a quantidade de vidas inúteis e desinteressantes neste mundo. Força.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá 😍 É tão verdade! Mas ninguém sabe melhor nem mais sobre as escolhas para os nossos filhos, do que nós mesmas! Um beijinho e obrigada ♥️😘

      Eliminar
  3. Identifico me tanto... Mãe de 26 anos também e lendo o texto parece que foi feito para mim. Muitos parabéns Inês, beijinho

    ResponderEliminar
  4. Bem, fui mãe aos 40 e também me identifico totalmente! Com tudo!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário