Projeto 21- parte II - os pais do Benjamim


Sandra e Igor, são os pais do pequeno Benjamim, portador de trissomia 21. Estão juntos há cerca de 12 anos e decidiram contar ao Mundo, quem são e de que forma o amor supera tudo:




A gravidez do Benjamim foi planeada?

"Nós passámos por algumas adversidades ao longo destes anos, nomeadamente a perda de familiares muito próximos. E chegou um momento em que fui obrigada a deixar de tomar a pílula (porque me estava a corroer as paredes do útero) e depois de tudo voltar ao normal e antes de começar a tomar uma nova pílula decidimos que íamos deixar andar, sem pressas ou pressões, achámos que era o momento ideal para construir a nossa família. E eis que mais rápido do que estaríamos à espera a coisa se deu. E a reação ao nosso "positivo" traduziu-se assim num misto de medo e felicidade!"



Como correu a gestação? Houve algum indício, por mais insignificante que vos parecesse, de que algo pudesse estar menos bem?

"A gravidez correu muito bem!

O rastreio bioquímico, que se faz no início da gravidez, não indiciou qualquer anormalidade, nem as ecografias, nem quaisquer outros exames. Tudo estava perfeito! Nunca desconfiámos de nada, nem nós nem os próprios médicos que nos acompanharam os nove meses."



Quando e como é que receberam a notícia de que o vosso filho é portador de trissomia 21?

"O Benjamim nasceu numa terça-feira às 8h30 da manhã, e esse primeiro dia foi muito bom, foi dia de bajular o bebé e receber visitas...

Na manhã seguinte os pediatras fazem a ronda normal pelos bebés que nasceram no dia anterior e foi quando o Pediatra me chamou a um quarto à parte, vazio, e sentado frente a frente diz friamente “Não sei se já reparou mas o seu bebé não é igual aos outros bebés!”

Ali sozinha a ouvir aquelas palavras fiquei sem reação, sem perceber o que ele queria dizer com aquilo. Foi quando o médico acrescentou “desconfiamos que o seu filho tenha trissomia 21, já fizemos todos os exames e o resultado chegará dentro de dois a três dias.”

Foi desesperante! Ali, sozinha, chorei revoltada e questionei “como é que é possível?” “e todos os testes e exames que fizemos durante a gravidez?”

Chamámos o pai, que confrontado com a notícia também teve uma reação desesperante de incompreensão!
Foram dois dias horríveis, agarrados à esperança que no fundo tudo não passasse de um erro médico, um pesadelo. 

Até que chegou o resultado: o Benjamim tem trissomia 21!"




O que é que os pais mais “experientes em t21” vos dizem?

"Que somos especiais e que foi por isso que o Benjamim nos escolheu a nós como família. Que o nosso filho nos vai fazer muito felizes – e já faz, somos sem dúvida mais felizes hoje do que éramos antes de ele nascer!"




--

Os Pais do Benjamim, são iguais ao pais de tantos outros "Benjamins" pelo Mundo fora. Pois sonhavam com a família perfeita quando a vida os presenteou com a perfeição na diferença da sua missão... 





Todo o registo fotográfico pertence aos incríveis fotógrafos Dois é par fotografia 

Comentários

Enviar um comentário