Não gostam de mim!

Por estes dias, numa conversa antes de adormeceres, perguntava-te sobre a escolinha, os amigos, o que mais tinhas gostado de fazer nesse dia...
Como de habitual, entre músicas misturadas, histórias para dormir inventadas, risos que afastam o sono e beijinhos apaixonados, mencionaste quem são os teus melhores amigos na escola, aqueles com quem costumas brincar. "Então e os outros? Perguntei-te! "Não gostam de mim!" Respondeste-me! Não me recordo exatamente do que te disse a seguir. Quis dizer tanto, mas não me deve ter saído nada. Sei que te abracei com a força de uma mãe que naquele momento ficou sem reação, sem palavras, de coração no chão. Respirei fundo, voltei a mim e lembrei-te do que te digo em todas as despedidas: "gosto de ti, desde a Lua até aqui". Depois, dormi sobre o assunto e gostava que soubesses:

Só tens 3 anos, é impossível alguém no Mundo não gostar de ti! És uma criança, um ser puro e inocente, tão especial quanto aquilo que transpareces. Tens o sorriso de um miúdo feliz e o abraço de uma criança amada. És mais preocupado e atento do que muitos adultos. Dizes muitas vezes quando estamos aborrecidos "tem calma", "não tem problema". E fica tudo tão mais fácil de lidar. Tens a energia própria da idade, a gargalhada que ecoa nos nossos ouvidos até ao dia seguinte. Sabes tão bem o que queres e o que não te agrada. Quem dera que fossemos todos assim tão decididos. Falas muito, percebes tudo. Dou por mim a ter uma longa conversa contigo. Tens olhos rasgados e ficas tão giro a piscá-los. Não há quem resista a essas bochechas fofas com covinhas. Gabam-te sempre os caracóis no cabelo e talvez por isso já passaste em tempos por menina. Não te interessas por coisas banais. Exiges toda a nossa atenção e ficas zangado quando és contrariado. Sabes tão bem quando fazes disparates mas tens sempre um pedido de desculpas guardado. És autêntico, único, genuíno. E és ainda tão pequenino para achar que alguém possa não gostar de ti. Não sei o que te disseram ou fizeram. Mas sabes, não estás a fazer nada de errado! Simplesmente pela vida fora nunca iremos agradar a todos. Lamento que o sintas tão cedo. Lamento mais ainda que até alguns adultos á nossa volta, se tenham afastado inexplicavelmente de ti, esquecendo-se de que ainda és só uma criança que ainda há pouco era bebé. Mas fica com a certeza de que a Mãe gosta muito de ti. O suficiente para valer por todo o universo. Um amor sem fim que irás sentir de poucos além de mim. Não importa, nunca deixes que o que os outros sentem, fazem ou dizem, mudem o ser maravilhoso que construíste em ti!




Comentários