Foi para a Creche e não me culpo!

Foi para a Creche com 27 meses! Se para uns foi "uau, que bom", para outros talvez tenha sido um "já foi tarde". Podia ter ido aos 5 meses. Podia nem sequer chegar a ir. Podia ficar comigo até aos 4 ou 5 anos. Foi, quando achámos que deveria ir! Ninguém me disse o que fazer! Só precisei de sentir, e de o ouvir. Foi, quando senti que o amava o suficiente para lhe dar a liberdade que todos os dias ele me exigia. Foi, quando voltei a amar-me o suficiente, para perceber que o meu "Eu", também gritava por mim. Não, não foi uma escolha errada, precipitada, nem capricho meu. Já tinha dado tudo de mim, tanto que me esqueci que cuidar dele não podia acabar comigo. Porque sim, os filhos são exigentes e é bom que o sejam. Levam-nos ao limite e são a prova de que por eles movemos montanhas. Mas tudo tem um tempo certo para acontecer. Inclusive voltarmos a respirar sem tempo contado. Voltar ao que éramos mesmo que nada volte a ser como era. Que seja por voltar ao emprego ou para continuar em casa. Não interessa, ninguém tem nada com isso. Ninguém nos pode cobrar Amor. Muito menos aquele que nasce com um filho. E não me venham com a treta de que um dia vamos voltar a ter todo o tempo do Mundo para nós! Até podemos, mas quem disse que garantidamente lá chegamos?! Não culpem as Mães que vão! Nem culpem as Mães que ficam! Cada uma faz o melhor que pode, o melhor que sabe. Não digam ás Mães que deixaram os filhos demasiado cedo. Que o trabalho pode esperar, que a carreira tem tempo. Nem lhes digam que vão deixá-los demasiado tarde. Que já deviam ter voltado ao trabalho, que a carreira já era!
Pois o aperto que se acomóda no coração de uma Mãe, não pertence a mais ninguém...
E cortar o cordão umbilical, pode doer tanto como um desmame. E nenhum destes dói para sempre.
Mais apoio e menos culpas sff!

Comentários