Hoje é dia! Carta para mim...

Sabes que dia é hoje?!
Pois, não é nenhum em especial. Costumas dizer que os teus dias são muito semelhantes, mesmo quando há tantas coisas diferentes a acontecer.
Sabes por onde tens andado depois de seres Mãe? Repara como achas que tudo está mais bonito e ao mesmo tempo tão limitado. A verdade é que está tudo igual. Apenas deixaste de caminhar sozinha. Agora tens sempre companhia. E é a tua visão que está diferente! Vês tudo na perspetiva de Mãe e sempre em busca de um Mundo melhor. Reparas em cada jardim e na forma como está cuidado. Se está preparado e ao alcance das corridas do teu filho. Reparas nos percursos e nas calçadas. Falas muitas vezes sozinha porque o teu carrinho de bebé não passa naquele passeio. Procuras "piu-pius" no ar, os cães e os gatos nas varandas, popós e comboios na estrada. E perguntas milhentas vezes ao teu filho "o que vai ali? E como é que faz?" E ficas babada a vê-lo sorrir e a ouvi-lo repetir outras tantas vezes.
Já viste a pessoa em que te tornaste? Andas sempre preocupada e vives em sobressalto. Tentas antever cada dia, cada momento. Calma, relaxa! A tua vida não é tão complicada assim. Tens tanto!! A começar por uma vida gerada em ti! É certo que tudo gira á volta do teu filho. Mas antes de seres Mãe, já existias, lembras-te?!
Pensa há quanto tempo não sossegas o teu coração? Claro que podes ser viciada neste amor, o mais eterno de todos. Alimenta-te dele se for preciso. Vive para Ele. Mas guarda um pouco do teu tempo, das tuas forças, dos teus sonhos, para ti! Promete a ti mesma que vais continuar a ser essa Mãe, a Melhor do Mundo para Ele. Isso chega, não precisas de ser a melhor nem aprovada por mais ninguém que não tenha nascido do teu ventre. Promete que não vais ser mais essa Cinderela, escrava da tua casa, das horas, dessa obrigação a que te ofereceste assim de livre vontade, mas que só existe no teu subconsciente. Promete que vais deixar muito por fazer, muitas vezes, muitos dias. Enquanto estiveres mais ocupada a ver o teu filho brincar, sorrir, dormir, crescer, afastar-se um pouco mais de ti, a cada dia. Promete que vais cuidar mais de ti, mesmo que seja em casa, mesmo que seja enquanto Ele dorme. E descansa! Dorme muito, tanto quanto puderes. Tu precisas disso e o teu filho precisa da tua energia. Afinal como queres que Ele se lembre de ti?! Assim exausta e muitas vezes frustrada por não dares conta de tudo? Certamente que não queres. Ele vai saber que fizeste sempre tudo o que podias, sempre! E mesmo que da sua infância só se lembre das tuas olheiras, do teu olhar pálido, desmaquilhada e despenteada, vais ser sempre a mais bonita, para Ele. Não exigas tanto de ti, nem dele. Deixa-o viver e vive com Ele, deixa o resto. Reserva não um dia, mas muitos dias da tua existência para fazer aquilo que realmente é importante. Aproveita o teu bebé, "não tarda tem 18 anos", já te têm dito. Aproveita todas as boas oportunidades que tiveres. Sê "má mãe" algumas vezes, há regras que podem ser quebradas de vez em quando. Faz amigas novas. Aposta nas tuas ideias. Passeia mais. Come e bebe o que te apetecer, (q.b, já sabes). Acredita em ti. Diz mais vezes o quanto gostas de alguém. Quando não gostares de algo, diz também. Tira um dia para jantar ao pôr do sol, para usar batôm vermelho, vestir uma roupa gira e acima de tudo, para gostar de ti.
Reserva tempo para tudo o que quiseres, mas promete a ti mesma que vais cumprir! Todos os dias, podem ser "o (teu) dia"...

Comentários