Meu filho, um dia memorável!

Meu filho, ontem vivemos um dia verdadeiramente memorável no nosso País. Sei que não o sabes, que não te vais lembrar. Talvez nos teus tempos de escola te vão falar disso, deste dia, da nossa história.Por isso eu quero contar-te. Nesta semana em que o teu Pai mais uma vez foi a pé a Fátima, recebemos o Papa Francisco. Gostávamos de ter ido, mas tememos a confusão em demasia, para ti e até para nós. A ir, íamos os três. Porque desde que nasceste, criamos memórias, por ti e em ti. Um dia, quando puderes lembrar-te para sempre e a tua religião, aquela que não te vamos impôr, te fizer sentido, iremos ver o Papa, ou quem tu quiseres.
Nunca nos viste tão focados na Tv. Vimo-lo chegar, permanecer e partir. Respirámos de alívio porque tudo correu bem. Vais saber que é um Ser divinal, capaz de mover milhões. Faz-nos refletir, ter fé, ser mais humanos. É um Senhor, com um coração de ouro, um sorriso sincero e fenomenal.
Poucas horas depois, o "nosso" Benfica foi tetracampeão. Que alegria! Tu nem sabes quem são, só sabes que adoras bolas, mas grande parte da tua família é adepta deste clube. Em dois anos de vida teus, duas vitórias. Vais saber disto, o teu Avô vai fazer questão.
E quando os festejos futebolísticos ainda mal tinham começado, Portugal parou para ver o Festival da Eurovisão.
O teu Pai mostrou-me a música, disse-lhe que me parecia a banda sonora de um filme infantil. Pela voz, pela melodia doce, o timbre, o amor nas palavras... "Amar pelos dois", vais ouvir falar desta música por muitos anos. Sabes porquê? Porque neste mesmo dia, voltámos a fazer história e vencemos a Eurovisão! Não me lembro da última vez que me sentei a ver as pontuações. Talvez em criança, quando a tua Vovó relembrava as memórias dela de infância e vibrava com este Festival. Talvez tenham sido essas as últimas vezes. Ontem, vi, ouvi, fiz contas de cabeça com as pontuações como que a antever um momento mágico e marcante das nossas vidas. E saes quem ganhou? Um rapaz sem jeito, mal vestido, olhar meio lunático, um sonhador, com uma voz maravilhosa e uma história de vida que deixou de interessar quando mereceu aquele troféu. Vamos fazer questão que ouças muito esta música, sei que vais dançar com esse teu jeito tão especial e no fim ainda bates palmas para ti e para o Salvador. Ontem, o País renasceu, o povo acordou e voltou a acreditar que todos os sonhos são possíveis. Hoje estamos felizes, acreditamos que depois da euforia, virão tempos de paz, união e harmonia.
Meu filho, um dia, vou voltar a contar-te a história deste dia!

Comentários