O bichinho da pele atópica!

"Manchas vermelhas na cara e no pescoço, manchas no couro cabeludo, na barriga, nas pernas. Comichão, secura extrema, escoriações, desconforto. São cada vez mais os bebés que, desde muito cedo, por vezes com apenas quinze dias de vida, conhecem na pele os incómodos da hipersensibilidade cutânea."

Atenção que Eu não sou nenhuma especialista em Dermatologia, sou apenas uma Mãe experiente!!

Considerem isto um manual básico de sobrevivência, para as Mães/Pais com filhos que sofrem de pele atópica e outras alergias /dermatites.

Temos passado mal com esta coisa dos "problemas de pele". Com 21 meses, ainda não nos foi dada uma resposta exata. Com poucas semanas de vida, o L apresentava sintomas de pele atópica, foi este o diagnóstico feito pelo nosso Pediatra até aos 15 meses. 

Depois várias fases da chamada crosta láctea, que afinal era eczema seborreico, depois de experimentarmos diversas gamas para pele atópica, de investir imenso dinheiro, sem quaisquer melhorias e com tendência a piorar, eis que afinal é dermatite! 
Qual delas?! Não sabemos, a 1a consulta de dermatologia não foi conclusiva!

Continuamos em experiências, com as quais não concordo, embora saiba por experiência própria que é mesmo assim, cada caso é um caso. Nos bebés torna-se ainda mais complicado diagnosticar sem fazer testes muito especificos. Simplesmente não o fazem em bebés! São testes, na sua maioria, feitos com agulhas em vários pontos dos braços, um pouco dolorosos e reativos quando positivos.

Não sei o que me custaria mais, submetê-lo a tal com certezas de tratamento eficaz, se viver neste drama, porque Ele sofre, sei tão bem o que Ele sente e pior é que não pode ou ainda não sabe como se queixar. Viver com dermatite atópica é uma tarefa desgastante. O incómodo da comichão origina irritabilidade, sono intranquilo e traumatismos repetidos na pele! Por vezes nem associamos que momentos de rabugice podem advir deste incómodo...

Além da insustentabilidade financeira que isto pode trazer aos Pais de bebés com estas patologias!

Doenças de pele, podem surgir ao longo da vida, sendo mais comum em bebés quando são de "Origem imunogénica", estão nos genes dos Pais. Se pudesse escolher, jamais permitiria que Ele sofresse do mesmo mal que Eu!

Não sou de opinar quando leio outras Mães que na mesma angústia que eu, questionam sobre cremes e métodos! 

É tão díficil dar-vos uma resposta, quando por experiência própria, sei que até os profissionais têm dificuldade em indicar cremes adequados.
O que resulta melhor?! Muitas vezes os corticóides e anti-histaminicos! Se os queremos administrar?! Claramente que não, o menos possível, de preferência nunca! Temos evitado a todo o custo...( não o façam sem indicação médica por favor)

Deixo-vos todas as linhas de cremes de corpo, de rosto, gel de banho, shampoo, (sim porque um mal nunca vem só) indicados e bastante bons para pele atópica e afins, que já experimentámos. Nenhum destes, no nosso caso, resultou na perfeição, mas atenuaram de algum modo e por isso creio quem em casos moderados tenham muito sucesso!

Atualmente usamos uma linha mista, ou seja, um de cada marca de acordo com o que fomos experimentando e melhor se adequa nesta fase. São eles, creme de rosto Stelatopia da Mustela, creme de corpo Xerial 10 SVR, shampoo uriage, sabonete hidratante Oleoban.

Dentro destes, o que mais gostamos, contra a opinião de pediatras e dermatologistas,  é a linha da Mustela para pele seca e a linha Stelatopia (mais adequado por não conter perfumes) para pele atópica! Principalmente os de rosto, são excelentes!

A pele é a nossa primeira roupa antes de qualquer outra, requer cuidados, é um orgão como qualquer outro, deve ser estimado!

Mais para a frente, dar-vos-ei outras dicas sobre como lidar com o calor, o sol, protetores solares e outros asoetos a ter em conta nas estações Primaver-Verão...

Para finalizar, dicas essenciais para lutar contra este bichinho e apaziguar o mau-estar que naturalmente causa. São elas:

"Retire as etiquetas do interior da roupa, para não irritar a pele do bebé;

Vista-o com roupas de algodão, leves e confortáveis, e evite as peças de lã e à base de fibras sintéticas;

Na mudança de estação lave a roupa que esteve guardada (a das crianças e a dos adultos);

Peluches e objectos que acumulem pó facilmente devem ser evitados;

Os quartos devem ser arejados e aspirados frequentemente;

Os banhos devem ser rápidos e com água morna, evitando os sabonetes e os detergentes muito agressivos. Opte por utilizar um produto suave e hidratante, de preferência oleoso;

No fim do banho, é essencial hidratar bem a pele do bebé, por vezes com produtos muito específicos. Aconselhe-se com o seu médico;

Evite banhos de mar ou de piscina durante as crises mais agudas;

A exposição solar sem protecção está absolutamente proibida. Utilize sempre um protector solar de índice elevado. Para a cara, opte por um protector à base de ecrã mineral. Na cabeça, já se sabe, o chapéu de abas largas é obrigatório

Recuse os alimentos com corantes e conservantes."

A vocês, Pais e Mães, boa sorte e muita paciência ❤


Cremes de rosto: Nutratopic ( tb usámos Nutraisdin), Mustela Cold Cream, Mustela peles secas, Atl creme gordo pele atópica

Cremes de corpo: Bioderma Atoderm, La Roche Posay Iso urea, Aveeno dermexa (resultou tb no couro cabeludo), Aderma Exomega, Uriage Xemose, Atl.

Banho: sabonete Oleoban, Uriage creme lavante, óleo de banho Stelatopia. Usámos a gama completa Bioderma e Uriage.

E ainda experimentámos Mustela, Corine de farme.

Shampoos: Nizoral, Bioderma abc, uriage 1° shampoo. (Tb usámos os respetivos das outras gamas e ainda Mustela e Corine de farme no inicio)

A nossa gama atual:

Xerial 10 SVR, Uriage 1°shampoo, oleoban sabonete, Stelatopia creme de rosto.
(E ainda Nizoral shampoo para crianças, em caso de eczemas do couro cabeludo, em s.o.s)


Comentários