A essa Mãe que bateu no filho...

Não sou uma Mãe perfeita, longe disso, não tenciono sê-lo, tão pouco.
Mas há coisas que me deixam maldisposta, com o coração fora do peito, no chão mesmo!

Ontem, dia do Pai, um dia á partida feliz... Num shopping com a lotação habitual de Domingo á hora de almoço e mais ainda, passou por nós uma criança que não deveria ter mais do que 3 aninhos, desorientado, a chamar pelo Pai.

Chamou-me á atenção, fiquei de coração acelerado, o meu sexto sentido dizia-me que estava perdido. A atitude dele era disso mesmo!

Não tirei os olhos dele um único segundo. Ninguém lhe dava a mão, mas por momentos achei que estava acompanhado, seguiam três pessoas sempre atrás dele!

Atravessou metade da zona da restauração, uma distância demasiado longa para um menino daquele tamanho! Ás tantas, essas pessoas descem as escadas rolantes e o menino nem vê-lo. O meu coração gelou!

Naquele milésimo de segundo em que o meu instinto de Mãe me entupia o cérebro de pensamentos, pronta para me levantar e correr para chegar áquela criança, vejo-o ao longe ao colo de um Homem, supostamente o Pai, a trazê-lo volta e a gesticular para outro alguém.

Vi uma Mulher a aproximar-se deles. Respirei de alívio! Naquele momento, na minha imaginação, abracei aquela Mãe dizendo-lhe "está tudo bem, já passou".
E logo a seguir apeteceu-me fazer-lhe sei lá o quê!!

Pensei que ia assistir a um "final feliz", Ela pegava no filho, abraçava-o com força e rodopiava por ali fora sem nunca mais o largar...

A reação daquela Mãe foi dirigir-se ao filho com uma palmada com quanta força tinha. Caíu-me tudo! Até a mim me doeu... E berrar com aquele menino, que se refugiava no colo e no pescoço do Pai, o resto do caminho!

Não deveria o colo de um Pai ou de uma Mãe, ser o lugar mais confortável e seguro do Mundo??
É assim tão certo, essa ação contraditória de um lhe pegar e o outro bater??

Eu não sei como aquela pessoa foi educada, não faço ideia do que se passa na vida dela.

Ainda se ouve muito "uma palmada no momento certo faz toda a diferença". Será?? Foi aquele o momento certo?! Ou será mais, comportamento gera comportamento?

Ela podia tê-lo perdido para sempre, não seria o primeiro nem o último, há desastres a acontecer todos os dias! E é assim que Ela o recebe?

Eu não sei o dia de amanhã, não sei que me espera em relação ao meu filho. Não estou livre de um dia perder completamente as estribeiras.

Se há pessoa contra a violência, a favor de não educar a bater, essa sou Eu. Se há pessoa que ainda assim já perdeu a cabeça e bateu na mão, essa sou eu também! Bastou uma vez, chorei durante 2h e jurei a mim mesma nunca mais o fazer...
E só eu sei o porquê!

De uma coisa eu tenho a certeza, quando batemos nos nossos filhos, não estamos a educá-los, estamos somente a descarregar a nossa culpa, a nossa frustração, da forma mais fácil. Pior, em alguém que não se vai defender, que vai absorver aquele momento e sabe-se lá fazer o quê com ele.

Aquele menino não fugiu, os pais distraíram-se e Ele perdeu-se! E é tão fácil isto acontecer, em segundos! Aquela criança não corria desenfriada com a traquinice de se esconder. Ele olhava para todo o lado, completamente á toa, a chamar "Paaiii, Paaiiii...". Ninguém me contou, eu vi! Foi por isso que reparei nele.

A essa Mãe que bateu no filho, desejo que nunca ninguém, muito menos o marido, lhe dê um par de estalos com tanta força como aquela palmada! Mas que Ela, a Mãe, o merecia, ai isso merecia!

Espero que aquele menino nunca mais se perca, nem dos Pais, nem na vida! Que á parte da frieza daquela Mãe, que eu não quero julgar, mas que como Mãe não consigo esquecer, haja beijos, abraços, colo, amor...

Pode haver muitas teorias, diversas formas de pensar, de agir, educar, esta é a minha!

"Sê a mudança que queres ver no Mundo"

Era só isto!

Comentários

Enviar um comentário