Mãe a tempo inteiro vs doméstica

Se há coisa que me dana é sempre que em algum lado me perguntam a profissão eu digo: "Mãe a tempo inteiro" e imediatamente me respondem: "ah é doméstica"!

Ora, há mais de 20 meses a ser Mãe nesta condição, tenho chegado á conclusão que não sou "doméstica" porra nenhuma!

Senão vejamos, há domésticas que não são Mães assim como há Mães que não são domésticas. E ainda há as Mães a tempo inteiro com filhos na escola e Mães a tempo inteiro com filhos em casa. Tudo isto são posições diferentes para que se possam denominar todas pela mesma coisa!

Uma doméstica, sem filhos, tem como trabalho a lida da casa ( limpar o pó, varrer, aspirar, lavar o chão e os wc, arrumar, lavar e estender roupa, dobrar, passar a ferro, cozinhar, lavar louça, costurar  se souber, fazer compras para a casa, etc.

Uma doméstica, com filhos, tem tudo o que referi no ponto anterior, a dobrar e ainda cuidar dos filhos. Pois se estamos em casa, sujamos mais, cozinhamos mais, e outras coisas a "mais". E ainda, mudamos fraldas e roupas, damos banho, damos de comer, brincamos, arrumamos brinquedos e tralhas, cuidamos, damos atenção, colo, amparamos quedas, embalamos, atenuamos birras, damos beijinhos e abraços, todo o santo dia...

Uma Mãe com filhos na escola, faz tudo o que está no primeiro ponto e ainda vai levá-los e buscá-los aqui e acolá. Mas nesses intervalos têm certamente uns minutos de paz e silêncio e aquela horinha de: posso deixar isto para fazer depois.

Uma Mãe com filhos em casa, faz tudo o que está no primeiro e no segundo ponto, sem pausas, sem deixar para depois, e ainda há um quarto ponto: cuidar de si!

Pois, as domésticas são conhecidas por serem muito exigentes com a casa e desmazeladas consigo mesmas. E porquê? talvez porque essas não são "só domésticas"!

Hoje eu olho para trás, dou por mim a ver fotos e videos dele quando era tão mais pequenino e pergunto-me: para onde foi esse tempo? Porque é que há coisas que parece que já me esqueci? Porque dei tão pouco colo? Porque cuidei tanto de tudo e menos de mim? Porque troquei vê-lo dormir por uma casa a brilhar? Porque deixei de descansar junto dele para cumprir "obrigações"? Porque exigi tanto de mim se além da sociedade, mais ninguém me exigia nada?

Porque apesar de tudo o que faço por Ele e com Ele, estava demasiado ocupada a querer ser além de Mãe, uma boa dona de casa, uma super doméstica, uma grande Mulher, quando ser Mãe já era, sempre foi e será, a profissão mais exigente e menos reconhecida/valorizada de todas!

Enquanto eu me armava em fada do lar, mesmo com toda a atenção e cuidados, o meu filho crescia a olhos vistos, mesmo debaixo do meu nariz!

Por isso, enquanto eu o for, sempre que me perguntarem a minha profissão, vou dizer bem alto e com todas as letras: SOU MÃE A TEMPO INTEIRO! Ser apenas doméstica é uma outra profissão que não exerço!

Comentários