Cada Mãe sabe de si...

Ás Mães que, por vezes, se sentem excluídas da "sociedade materna" estou com vocês!

Cada vez existem mais grupos disto e daquilo, uns muito interessantes, outros nem por isso e é tudo mais do mesmo, é preciso ter filtro...

E cada vez me deparo mais com uma maioria que adere a modas da maternidade! É mesmo isso, dizem que o "povo" vai atrás de tudo o que é novidade, pelos vistos as Mães também!

( não me interpretem mal por usar o termo "modas")

Faço parte de vários grupos e nunca antes, nesta ainda curta mas intensa experiência materna, tinha visto tantas Maria vai com as outras!

Quando somos Mães, a curiosidade do querer saber mais e o sentimento do querer fazer melhor, levam-nos a querer comer toda a informação e mais alguma.

Talvez eu tenha filtrado demais, talvez eu não tenha tido os melhores exemplos, talvez me tenha faltado convivência, talvez tenha aderido aos grupos errados, talvez me faltasse conhecimento, talvez....ou talvez não!

Hoje discute-se amamentação de todas as maneiras e feitios, o método, os lugares, a exposição pública, etc. Quem amamentou por pouco tempo ou por tempo nenhum, seja qual for a razão, quem não amamenta em público porque não se sente á vontade, quem complemente com leite artificial, é criticada!!

Hoje fala-se em Blw a torto e a direito, os bebés têm que saber comer sozinhos a todo o custo. Quem tem filhos que não se adaptam, que não gostam, que levam mais tempo, que só pegam em alguns alimentos especificos ou comem pela nossa mão até mais tarde, são criticadas!

Hoje defende-se o co-sleeping, desde que nascem e se possível para sempre! Quem por este ou aquele motivo colocou o bebé a dormir no seu próprio quarto, seja com que idade for, é criticada!

Hoje, além do leite materno, tudo faz mal!Se damos comidas caseiras somos criticadas pelos médicos, se damos processados, somos criticadas pelas Mães. (Já vi de tudo)

Algumas mães de hoje em dia pedem opinião para tudo, se lhas dão é porque têm a mania que sabem tudo, se não dão é porque não querem partilhar, são egoístas e sabe-se lá mais o quê.

E como estes, há muitos outros exemplos, muitas outras modas que estão a reaparecer nestes grupos, em livros, artigos, páginas e por aí fora.

A conclusão é só uma: nenhuma Mãe pode ser criticada quando pensa estar a fazer o melhor pelos seus filhos!!!

Entendam que não há mães perfeitas, não há "mães-ídolo". Existem umas que se expressam melhor que outras, existem as que só pintam o cenario mais bonito porque são tão inseguras como todas as outras e existem as que dizem tudo tal como é.

Não podemos querer ser como a "fulana tal". Onde anda o vosso instinto, a vossa intuição, o vosso coração e a vossa cabeça?

Não somos todas iguais, não nos identificamos todas com as mesmas teorias, não temos filhos iguais, não fomos educadas da mesma maneira, não gostamos das mesmas coisas...

Só temos um único aspeto em comum: ser Mãe!!! E isso só por si deve ser louvado, não criticado.

As opções de cada uma são sempre as melhores, nenhuma de nós quer de forma alguma prejudicar o melhor que temos na vida, os nossos bebés!

Não devemos só aplaudir quem diz coisas fantásticas sobre a maternidade, é preciso ouvir quem acha que falhou em tudo, só porque a maioria assim nos faz acreditar.

Não, eu não falhei por ter amamentado pouco tempo, eu não falhei por o meu filho não usar o método blw na perfeição, eu não falhei por não praticarmos co-sleeping, eu não falhei por querer ser Mãe a tempo inteiro, eu não falhei por querer ser a Super Mulher, eu não falhei por Ele ser a minha prioridade acima de tudo e todos, eu não falhei mesmo quando naturalmente errei como Mãe...

Eu falhei por achar que falho de cada vez que a maioria defende teorias magnificas que gostava de ter conhecido antes, ou que o meu filho tivesse colaborado mais comigo.

Não podemos testar todas as teorias perfeitas num Mundo ideal da maternidade, não podemos depositar demasiadas expectativas em nós e nos nossos filhos e sairmos desiludidas com isso e a achar que só nós falhámos.

Sim eu também tenho curiosidade em experimentar isto e aquilo, também penso se seria diferente se tivesse feito de outra forma.
Leio textos fantásticos sobre estas teorias e também a mim me convencem. Há Mães que descrevem experiências maravilhosas, mas a realidade é esta, não resulta nem acontece com todas.

Eu tenho orgulho em mim, porque acima de tudo tenho um bebé muito feliz.

A maternidade deve ser uma caminhada, não uma corrida de competição!

Ás Mães que, por vezes, se sentem excluídas da sociedade materna, não estão sozinhas.

Ás Mães que fazem parte dessa maioria de perfeição, ensinem-nos, apoiem-nos, dêm-nos um abraço de conforto se for preciso... E contem-nos a verdade!

Mas como em tudo, cada Mãe sabe de si...

Comentários